segunda-feira, 6 de junho de 2011

Resumão Fashion Rio: Tendências Primavera/Verão 2012

Entre os dias 30 de maio e 04 de junho, aconteceu no Pier Muá a 19ª edição do Fashion Rio, um dos mais conceituados eventos de moda brasileiros. Como sempre, muita badalação, celebridades pra todos os lados e sucesso de crítica. Adoro acompanhar as coberturas dos desfiles, mas o melhor mesmo é quando acaba e agente pode fazer aquele balanço do que mais bombou né?! Fiz um resumão das principais tendências, confiram!

  • PEÇAS MUST-HAVE: Queridinhas das 28 grifes que desfilaram na passarela do Fashion Rio, as oito peças que prometem protagonizar o closet das fashionistas no verão 2012:
#1. CALÇA CIGARRETE: Elas estão de volta divas! As calças na altura da canela surgem dobradas e em modelagens justas ou largas, hit nas passarelas, prometem ser uma das grandes apostas desse verão;
#2. CALÇA PALAZZO: Trend que já caiu no gosto das fashionistas de plantão, esse shape de calça que foi muito usado nos anos setenta e possui uma modelagem com cintura mais alta e perna bem ampla é must-have da temporada. Além das elegantes palazzos de alfaiataria, elas também virão em tecidos mais fluídos e com muita estampa;
#3. BLAZER: Outra tendência que já faz parte da nossa rotina, os blazers aparecem mais alongados, em cores fortes e estampados;
#4. MANGAS CAVADAS: Preparem-se para um verão bem leve! Camisas super cavadas e bem soltinhas são à pedida, sejam elas básicas ou com estampa. Invistam em composições para dia e noite;

#5. MACACÕES: Fazendo um flash back dos anos 70/90, os macaquinhos surgem como protagonistas da temporada,  através de várias inspirações: rock fever, glamour sexy e monocromia;
#6. DECOTE MEIA-TAÇA: Super sensual, ele apareceu em vários desfiles. Esse tipo de decote cai muito bem pra quem tem  seios pequenos, valoriza o busto e modela;
#7. VESTIDOS: Longos, longuetes ou micro, nas mais variadas texturas e estampas. Ao lado de túnicas e modelos ombro a ombro com mangas cavadas, eles também foram muito vistos nas passarelas;
#8. PLISSADOS: Seja em vestidos ou saias, o plissado continua firme. Super feminino, esse tipo de tecido que é legal em qualquer comprimento, fica ainda mais bonito em cores mais fortes e com aquela transparência sutil!
  • CORES: Como já era esperado, o color blocking foi o hit nas passarelas, porém os tons fortes também surgiram individualmente, dentre os principais: azul, laranja, vermelho e verde. O branco também vêm com tudo, seja em looks completos ou sobrepondo estampas;
  • ESTAMPAS: Enquanto o xadrez e as estampas felinas foram os queridinhos da temporada de inverno 2011, no verão teremos um leque de opções! As listras vêm com tudo, em diversas larguras, de preferência na horizontal (a la Prada) e em tons fortes. A geometria também ganha seu espaço e além de surgir nas estampas, aparece também nas modelagens retas das roupas. Deixando de lado as oncinhas e zebras, o bicho do verão 2012 é a cobra, que junto com as estampas de safari imitando silhuetas de animais irão invadir as araras das lojas!
  • FRANJAS: Presente em praticamente todos os desfiles, as franjas surgem tanto nas roupas quanto nos acessórios. Com aquela pegada hippie chic, elas complementam os mais variados looks, resgatando mais uma vez a moda setentista. Considero essa tendência super democrática, porque tanto pode dar um toque mais sofisticado ao visual, como pode deixá-lo bem moderno e desencanado. Um charme!
  •  BRILHO: Saindo do óbvio os paêtes surgem aplicados em couro, junto ao lurex e pastilhas de acrílico que são outras opções para dar textura. Aparecem também com bordados e em modelos metalizados, com recortes ousados, perfeitos para as noites quentes de verão!
  • JEANS: Com peças super usáveis do tipo que saem das passarelas direto pro closet, o jeans veio com novas propostas de shape, mas fluídas e leves, entrando no clima setentista. A combinação "total jeans" continua, a idéia é usar diferentes tons num mesmo look.
  •  RENDAS E CROCHÊS: As texturas artesanais ganham ainda mais força nesse verão. Com pontos mais abertos e em modelagens mais complexas, a renda, o crochê e macramê surgem misturados a tecidos mais ricos e o resultado final é o melhor do conceito hi-lo!
  • SENSUALIDADE MINIMAL: Simples, elegante e sexy na medida. O minimal foi renovado pelas sobreposições, transparências e ganhou o melhor do estilo ladylike, leve e sofisticado. Aposte na combinação com sapatos oxford e salto alto! 
  • NÁUTICO: As grifes apresentaram uma nova proposta para o estilo navy, que foi além das listrinhas azuis, vermelhas e brancas. Bem mais moderno, ele surge com estamparia de gaivotas, velas e barcos. Até a corda do marinheiro apareceu na passarela em um charmoso suspensório e nas amarrações das sandálias. Muita inspiração!

14 comentários:

  1. Adorei a análise! Já vou arrasar também! rs
    Beijos

    www.juliananegrelli.blogspot.com
    www.juliananegrelli.tanlup.com

    ResponderExcluir
  2. Amei o post!
    Muita tendência linda pra filtrar.. Mas adorei muita coisa e quero super usar no verão!

    Bjuzz :)
    natyfigueiredo.com

    ResponderExcluir
  3. Ai quanta tendência maravilhosaaa!
    Amei, minha flor...post super completo e que nos deixa inspiradas. Vamos nos joga! =D

    Beijos e te espero lá no blog ;)

    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Liz,
    Qdo é que o Brasil vai ter moda própria?!? Tudo, mas absolutamente todas as tendências das passarelas do RJ estavam há 6 meses atrás nas passarelas do hemisfério norte!
    Bjkas e uma semana maravilhosa para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  5. post super completo!! adorei!
    muita tendência legal!!

    beijos
    Yasmin
    http://myinspiration.com.br

    ResponderExcluir
  6. Liiiz amei teu resumão deu pra ver o que podemos esperar, adorei as estampas as cores, os jeans muito lindoooos. Ah imagino que ai a temperatura deve ser sempre boa né.
    BEijããoooo

    ResponderExcluir
  7. Liz,

    Adorei o resumo... Mas esses desfiles não me surpreenderam ja que muitas das trends apresentadas não são novidades!!!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Nossa, teu Blog tá muito bacana! Parabéns, pelas postagens e também pelo layout. Tá lindão!
    Já estamos seguindo, ok? *-*'

    Se puder visite nosso espaço:
    allstargt.blogspot.com
    Garantimos que você vai gostar! Lá você encontra diversão, dicas e pode até se emocionar.
    O Casal blogueiro, Gladimir e Tainara, agradecem!

    XOXO, @gladimir_taii

    ResponderExcluir
  9. Adorei as tendencias do verão 2012! Trabalho com moda e vamos lançar o preview primavera verão nesta semana, na Le lis blanc, do rio design. Vamos arrasar!!!

    ResponderExcluir
  10. Muito bom, a nova coleção é linda...

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas...objetividade e conectividade com a realidade fora das passarelas é tudo...

    ResponderExcluir
  12. Adorei as dicas...objetividade e conectividade coma realidade fora das passarelas é tudo.

    ResponderExcluir