terça-feira, 7 de junho de 2011

Otimizando investimentos: dicas para evitar o "efeito Becky Bloom"!

Sabe quando você separa  um dia pra dar aquela boa arrumada no quarto, daquelas que você tira tudo do lugar e encontra até a porquinha do brinco perdida? Pois é meninas, fiz uma dessas há alguns meses (fiz outras depois também tá? haha) e acordei para um realidade que não me deixou nada orgulhosa de mim mesma: eu estava me tornando literalmente uma Becky Bloom! Armários e gavetas cheios de coisas que eu realmente não precisava, roupas e acessórios que eu devo ter usado uma vez, e sapatos que deram aquela machucadinha e deixei de usar. Olhando pra tudo isso, me bateu aquele arrepedimento consumista e eu percebi o quanto de dinheiro, tempo e espaço eu estava jogando fora por coisas que tornaram-se supérfluas, então tomei uma decisão: mudança já! Adotei um sistema "tropa de elite" no quesito compras e devo confessar, estou mega feliz com o resultado! Compartilho agora algumas dicas pra vocês que querem assim como eu,  parar  de gastar o suado dinheirinho com coisas que realmente não precisam e de quebra, dar aquela enchugada nas finanças:

1. PENSAR PRIMEIRO
Ok. Sempre (ou pelo menos deveriamos) paramos pra pensar antes de agir e falar, então que tal pensar antes de gastar seu dinheiro? Pergunte a si mesmo algumas questões importantes antes de fazer suas compras: você pode usá-las, elas se encaixam ao seu estilo, estou realmente precisando disso?

2. DIGA NÃO AOS ITENS PARA "OCASIÕES ESPECIAIS"
Sério meninas, quem nunca disse a frase "eu não tenho roupa pra sair" que atire a primeira pedra! Essas "ocasiões especiais" são as culpadas de 50% dos meus gastos passados. Lógico que existem algumas ressalvas, porém o ideal é que na hora de comprar algo para esse tipo de ocasião, paremos pra pensar se é um item do tipo que só iremos usar uma vez, porque se for, será mais um disperdício.

3. QUEBRE OS CARTÕES DE CRÉDITO - COMPRE EM CASH!
Que alívio poder falar disso! haha Sim, porque antes eu era cheia deles e dentre as medidas drásticas que eu adotei pro meu sistema tropa de elite, quebrar os cartões de crédito era a primeira. Vamos combinar né gente, apesar de você ter que pagar fatura depois, a facilidade do cartão de crédito é tentadora e nem se compara as situações que compramos em dinheiro. Você pensa milhões de vezes antes de gastar e a vantagem de nem sempre ter em mãos aquele valor limite do cartão, na maioria das vezes nos impede de investir em algo que não temos tanta certeza que iremos usar. Comprar à vista é uma maneira mega eficaz de economizar, fato.

4. FAÇA UMA LISTINHA ANTES DE IR AO SHOPPING
E isso se aplica a outros lugares também. Sempre que estou precisando fazer umas comprinhas, penso e preparo logo uma lista, pois assim fica mais díficil de comprar outras coisas por impulso. Você se distrai procurando pelos seus itens e acaba saindo de lá sem aquelas coisinhas aleatórias que geralmente compramos. E se no meio do caminho, algo te chamar atenção porque é bonitinho: FOCO! haha

5. SEJA RESPONSÁVEL PELO QUE COMPRA
Não sei vocês, mas eu tenho uma certa mania de comprar itens que considero que as pessoas próximas a mim estejam precisando. Meu noivo que o diga! Eu parava numa loja e olhava  pra um pacote de meias, pensava: "nossa, vou comprar um pacote dessas, acho que ele tá precisando!". Parei com isso, porque muitas vezes nem era algo tão necessário assim. Não culpo mais ninguém pelo que compro e me responsabilizo por minhas escolhas.

Então é isso meninas, claro que tudo é bem mais fácil dizer do que fazer e de vez enquando saio um pouco da linha,  porém, à partir do momento em que temos a consciência de que precisamos otimizar nossos investimentos, estamos dando um grande passo. Espero que as dicas ajudem de alguma maneira!

6 comentários:

  1. A dica do cartão de crédito funciona. Eu só compro $$$ se não tenho não compro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ai flor vivo fazendo listas pra não comprar demais,mas na hora fica na bolsa e já era!Bj

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, mas não saio de casa sem o cartão, eu sou totalmente descontrolada srsrsr.
    bjus

    ResponderExcluir
  4. Ano passado eu notei que estava super consumista e esse ano tenho seguido todas essas regrinhas!
    Beijos

    www.juliananegrelli.blogspot.com
    www.juliananegrelli.tanlup.com

    ResponderExcluir
  5. Adoreiii as dicas!!!
    Só não conseguiria quebrar meu cartão de crédito hehe.
    Se bem que não sou nem um pouco consumista, a não ser com esmaltes! Hahaha.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas, principalmente pq estou me organizando financeiramente!
    Tem sorteio rolando lá no Suspiro! Um brinco e um cordão azul turquesa! Participe!!!
    Bjs, Tatty

    http://www.suspirofashion.com/

    ResponderExcluir