terça-feira, 17 de maio de 2011

A releitura do boyfriend

A três anos atrás a tendência boyfriend invadiu as passarelas, as ruas e o closet das mulheres de uma maneira bombástica. Deixando de ser apenas uma brincadeira fashion entre gêneros, a macrotendência virou must have e conquistou seu espaço, o fato é que agora não se trata simplesmente de pegar uma roupa emprestada do guarda-roupa do namorado, mas sim elaborar algo mais sofisticado e sair do óbvio. Porém, para entender um pouco mais dessa releitura do visual boyfriend, é interessante conhecer um pouco da história dessa influência de roupas masculinas no vestuário feminino, que não é de hoje.


A primeira mulher a inserir peças masculinas no seu look, foi a atriz Marlene Dietrich, ícone de estilo e uma das celebs mais influentes daquela época. Em 1920, ela causou alvoroço ao surgir de calça em público e em 1930 escandalizou em um modelo de terno e gravata para um filme chamado Morocco. Nessa década, tal comportamento era considerado inadequado e a atitude de Marlene ao fugir do convencional aumentou ainda mais a discussão do papel da mulher na sociedade e da necessidade de seu reposicionamento.


E claro, não poderia deixar de citar o papel de Coco Chanel e Yves Saint Laurent nessa tendência. Os dois foram os grandes mentores, tornaram possível a utilização de tecidos masculinos em looks femininos e lançaram moda, marcando a década de 20 no mundo fashion.
A nova proposta da moda para o boyfriend jeans, os blazers oversized e o visual tomboy podrinho é exatamente resgatar um pouco dessa época, deixar de lado esse "quê" largado e transformar as peças masculinas numa versão mais feminina e não tão óbvia. A pedida agora é um visual mais elegante, composto por looks que misturem os dois gêneros, sem aquela pegada grunge do boyfriend.

A proposta é deixar o look realmente com M de mulher!

Conhecer de fato o que estamos vestindo não nos traz apenas alguma cultura, mas nos ajuda a identificar se é algo que combina realmente com nosso estilo e personalidade. Espero que tenham gostado desse mergulho na história que eu considero super importante na hora de aderirmos a alguma tendência, que na verdade são na maioria das vezes releituras da moda de ontem.

Beijos:*

Fontes: Vogue/Fashion Bubbles/Virtual and Memories

9 comentários:

  1. Liz,

    é bem verdade é muito bom saber a historia de cada peça... E ela nada mais é, que muitas x sem duvida como vc mesma disse... Releitura!!!

    bjs!!!

    ResponderExcluir
  2. Que demais, nunca tinha me atentado pra isso. Adorei a informação!!!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Adorei saber mais e essa releitura é tudo de bom, deixa as peças mais atuais, com um toque ainda retrô..

    Amei.
    Bjoss.
    natyfigueiredo.com

    ResponderExcluir
  4. Maravilha de post!
    Amei conhecer um pouco desse universo na moda boyfriend.

    Acho um charme só!!!!!

    Beijos, minha flor.

    Te espero lá no blog ;)

    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oii,a moda tomando um rumo nas nossas vidas né,ela se reinventa a cada década!!Bjussssssss

    ResponderExcluir
  6. Oi, adorei a postagem super legal esse mergulho na história .. bjos!!

    @brunamotablog

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Acho lindo, tenho e adoro (=

    http://achadosdagrasi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Que bom que vocês gostaram do post, acho super válido esse mergulho na história!
    Obrigada pelos comentários!
    Beijos!

    ResponderExcluir