sexta-feira, 20 de maio de 2011

Diário de uma noiva IV: O vestido


Gente, hoje o post é praticamente um testemunho da minha experiência na escolha do vestido, item considerado o mais importante da festa. A verdade é que desde que noivei, já vizualizei o meu vestido e passei a idéia para o papel, não sou uma desenhista de mão cheia, mas deu pro gasto! haha Dei uma pesquisada em tecidos e também escolhi os que eu gostaria que fossem utilizados, com isso na cabeça deixei esse item para ser resolvido quando estivesse mais próximo e passei a me preocupar com os outros detalhes da festa: igreja, buffet, decoração, lembranças, convites (atualizando o check-list, todos já fechados!).

Achando que seria bem mais fácil pra mim, pois já tinha o vestido dos sonhos em mente e no papel, só agora comecei a procurá-lo e gente, preciso dizer: foi desesperador! O fato é que me vi no empasse em que muitas noivinhas se encontram por aí: mandar fazer ou alugar? Além do modelo do vestido, eu também já tinha em mente o orçamento que eu poderia disponibilizar pra ele e pasmem, quando comecei a procurar, percebi que geralmente sai bem mais barato mandar fazer! Existem milhares de ateliês que cobram um preço bem justo para você ter o vestido dos seus sonhos, diferente de algumas lojas de aluguéis, que estão cobrando preços exorbitantes!Ainda existe a possibilidade do primeiro aluguel, neste caso a noiva idealiza o vestido, a loja o cofecciona sob medida, você usa e depois devolve. Os preços são bem variados e alguns locais oferecem pacotes que já incluem a roupa do noivo, damas e pajens, o que torna essa, uma boa opção.

Mas, voltando ao meu vestido, quando o desenhei não pensei muito nas minhas proporções e só olhei a beleza, me esquecendo de parar pra pensar como ficaria o caimento. Esse foi meu grande problema! Era um vestido sereia, todo em renda, perfeito... mas não pra mim! Experimentei um na mesma modelagem e percebi que o caimento era péssimo no meu corpo, que um evasê ficaria bem melhor e tudo que eu havia planejado desmorou, eu precisava de um novo vestido e segundo os ateliês, o tempo é pouco para ser confeccionado. Daí me bateu aquela insegurança e agora o que fazer?

Decidi então pesquisar mais lojas de aluguéis e numa das muitas, encontrei. Sabe quando você nunca se imaginou numa determinada roupa, mas quando veste simplismente ama? Fui com uma amiga (Raquel, muito obrigada por tudo!) e ela disse que quando me vesti, meus olhos brilharam e naquele momento decidi: aquele era o meu vestido! O caimento ficou ideal, eu me apaixonei pela mistura de tecidos que ele tem, o preço saiu um pouco do meu orçamento, mas como o principal é você se sentir bem com o que veste e levando em consideração minha insegurança com relação ao tempo para confecção, achei que valeria a pena o investimento. Voltei pra casa feliz e mega anciosa pra que o dia chegue logo!

Então divas, me baseando nessa experiência, fiz uma listinha de dicas que são importantes na hora da escolha do vestido:

#Mandar fazer: Idealize o modelo com pelo menos 8 meses de antecedência da data, pesquise tecidos, preços de metragem e leve em consideração suas proporções na hora de escolher a modelagem, indico procurarem ateliês ou costureiras que tenham alguma referência, a confiança no profissional que vai confeccionar é fundamental;

#Primeiro aluguel: O mesmo se aplica com relação ao prazo de antecedência e uma boa dica é saber negociar! Já que você vai devolver o vestido, negocie um pacote que venha com cortesias e acompanhe todo o processo da confecção com todas as provas do vestido que você tem direito;

#Alugar: Faça valer o seu investimento, pesquisar é a palavra chave desse item. Ter um vestido já pronto é uma grande vantagem, porque você não vai ter que se preocupar se vai dar certo ou não, se quando confeccionado sairá como você idealizou. Fique de olho nas promoções, muitas lojas trabalham com descontos em alguns períodos e pra você que casa nos meses de: outubro, novembro e dezembro, muito cuidado! Esses meses são os mais caros, corra atrás do vestido com muita antecedência!

Então é isso, espero que estejam gostando do meu diário, é ótimo compartilhar esse momento da minha vida com vocês, obrigada pelos comentários de carinho e a todas as noivinhas que entram em contato: estamos juntas! haha

Beijos e ótimo final de semana:*

11 comentários:

  1. AMEI, SEU DIARIO!!!

    BJO, ESTOU TE SEGUINDO..

    http://www.pattycinhanaoarrumadinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. gostei do assunto abordado parabens, da uma passadinha la no meu tb, bom final de semana, beijo

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha pensado em tantos aspectos, mas depois de ouvir a experiência de alguém é mais fácil.

    iloveleli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Aii, dá trabalho né?
    Todo mundo acha que é só juntar os paninhos, dar uns comes e bebes e tá tudo certo...Não mesmo!
    Nunca casei, não pretendo casar, mas se der a louca de acontecer: quero tudo perfeito, do meio jeito. Aí é arregassar as manguinhas e partir pro palio duro com o capitalismo.

    Ninguém pensa que tem tanta coisa p/ fazer...surreal.

    Beijos, sorte com o restante...

    ResponderExcluir
  5. Liz...

    É um momento super importante... Vale muito a pena...

    Bjs!!!!

    ResponderExcluir
  6. Liz,
    eu ainda não passei por isso maaas tive uma leve ideia de como é quando, recentemente, fui procurar meu vestido de formatura. E já aprendi duas coisas quando (daqui alguns anos) eu for procurar meu vestido de noiva: vestido nós conhecemos quando vestimos. Porque uma coisa é o vestido no vestuário outra coisa é ele no seu corpo. E também já sei que quando encontrar o vestido ideal meus olhinhos vão brilhar. Não tem como, nós sentimos quando é o vestido!

    Já vou aproveitar para te convidar a participar do sorteio que está acontecendo no meu blog!

    Um grande abraço,
    Carol :)
    http://bembemsimples.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Aii flor,

    fico imaginando as mil coisas que você deve resolver, o vestido com certeza é um dos mais importantes. Pense bem antes..

    Beijo.
    natyfigueiredo.com

    ResponderExcluir
  8. é dificil esse momento.
    alugar é bom quando casamento é muito poderoso.
    trendluxo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pelos comentários queridas!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post, não esqueça de mostrar o vestido depois!!!!

    ResponderExcluir