terça-feira, 6 de abril de 2010

Hidratação caseira no cabelo: Você faz da maneira certa?


Hey! Ontem estava participando de um treinamento para consultores e dentre os participantes estava a dona de um salão de beleza bapho aqui de Fortaleza. Claro que na hora do intervalo, fizemos uma metralhadora de perguntas pra ela (hehe) e dentre as questões da conversa, surgiu um tópico sobre hidratação. Ela estava comentando, que muitas clientes chegam até o seu salão reclamando de uma texturização mal feita, uma inteligente que não deu certo, cabelos extremamente ressecados... e ao examinar o cabelo dessas mulheres, o diagnóstico é sempre o mesmo: não são os procedimentos que foram feitos no cabelo que o estam danificando, mas sim o pós-tratamento, a falta de hidratação.

Dái surgiu minha pergunta: Hidratação feita em casa tem o mesmo resultado que a feita no salão?

Muitas diram que não. Mas segundo a minha mais nova amiga (hehe), o efeito macio, sedoso e brilhante que conseguimos ao fazermos uma hidratação nos nossos cabelos no salão, pode ser facilmente conquistada em casa também, basta que façamos da maneira correta.

Um erro comum cometido ao hidratar os cabelos em casa, é condicioná-los antes da aplicação do creme. O condicionador tem a função de fechar a cuticula do cabelo, protegendo-o contra agentes externos, como o sol, piscina e etc. Então aplicar o creme após o condicionamento não trará resultado nenhum, pelo contrário, seu cabelo irá ficar mais ressacado.

Segue então um passo-passo da hidratação correta ;D

1. Lave os cabelos com shampoo e deixe-os levemente úmidos;
2. Separe seu cabelo em mechas e passe o creme uns 3cm longe da raiz;
3. Vá fazendo massagens na mecha de cabelo, no sentido da raiz até as pontas (evite aplicar o creme no couro cabeludo). Fique massageando cada mecha uns 2 minutos;
4. O tempo de ação dependerá do creme que você estiver utilizando e do procedimento, se feito com papel laminado ou touca térmica, mas em média o tempo minímo é de 20 minutos;
5. Enxague os cabelos abundantemente;
6. Passe o condicionador e enxague novamente.

Obs: Cabelos tingidos de loiro, com luzes ou que possuem alguma química merecem atenção redobrada ein? Não deixem de hidratá-los, o aconselhado é que seja feita semanalmente ou no máximo de 15 em 15 dias.

Algumas receitas de Hidratação caseira:

Receita 1:
Você vai precisar de meio abacate batido com duas colheres de mel, e passará nos cabelos úmidos. O produto deve agir por vinte minutos com touca térmica ou toalha. Em seguida, lave os cabelos. Faça uma vez por semana.

Receita 2:
Você vai utilizar uma banana amassada com aveia em flocos bem pequenos. Passe nos cabelos molhados e deixe agir por 20 minutos. Lave os fios depois. O ideal é fazer de uma a duas vezes por semana.

Receita 3:
Faça um pouquinho de mingau de maisena (meio copo d'água e 2 colheres de sopa de maisena), quando começar a engrossar desligar (cuidado para não dar pelota), coloque em uma vasilha e misture a um bom creme de hidratação, 2 gotinhas de ampola de vitamina A,E ou outros fortificantes capilares de sua preferência. Se seu cabelo for oleoso, fique no básico maisena/creme. Passe no cabelo, deixe agir uns 40 minutos e depois enxague bem, mas bem mesmo!(Testado e aprovado por mim).

Pronto! Agora você pode sair com seus cabelos lindos, leves e soltos! ;D

Um comentário:

  1. Bagaço meu bein só de laranja, por favor garotas cuidem-se!!! Não ter money não é desculpa, nossa consultora do HELLO DIVAS mostrou truques que se pode fazer em casa. Let's go!!!

    ResponderExcluir